Ação do Neem (Azadirachta indica) sobre mosquitos Aedes

Flor do Neem

Atualmente, com todas as atenções e energias voltadas para o combate a pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), outras doenças virais tiveram um aumento no ano de 2020, em contrapartida a anos anteriores. Por exemplo, uma delas foi o crescente número de casos de Dengue.

Primeiramente, a Dengue é uma  doença viral.  Que por sua vez,  é causada por um Flavivirus, transmitido pela picada do mosquito fêmea da espécie Aedes aegypti.

Além do mosquito ser um inseto hematófago, ou seja, que se alimenta de sangue, ele consegue se reproduzir com facilidade necessitando apenas de um recipiente com água parada. Como resultado o Aedes aegypti  se tornou imediatamente uma praga urbana, principalmente por ter fácil adaptação nas cidades.

Assim, para tentar combater pragas urbanas, como por exemplo o Aedes aegypti, o homem desenvolveu produtos químicos para agir como inseticidas na busca de solucionar essa problemática. Por fim, o resultado do uso contínuo e desordenado de inseticidas, são prejuízos para a saúde humana e ambiental. 

Dentre as consequências sobre a saúde humana podemos destacar problemas funcionais de músculos, cérebro e disfunções glandulares. Além disso, causam desequilíbrios nos ecossistemas, contaminação do solo e de lençóis freáticos.

Geralmente estes inseticidas não possuem alvo específico. Assim, eles atingem a maioria dos insetos e outros animais.

A Ação do Neem sobre o Aedes aegypti

Atualmente, com o aumento da preocupação com o meio ambiente e as sequelas deixadas pelo uso desordenado de inseticidas percebemos a notável ampliação de pesquisas voltadas para soluções que causem o menor impacto possível. Por fim, essas pesquisas levaram a criação de produtos a base de extratos vegetais e óleos essenciais extraídos de plantas com potencial ação inseticida.

Mosquito da Dengue

Analogamente o Neem (Azadirachta indica A. Juss) vem se mostrando cada vez mais eficiente no combate às pragas urbanas. Além, de dispor de diversas ações benéficas comprovadas. Por exemplo, o seu óleo essencial, extraído de folhas e frutos, tem eficácia como bioinseticida. Dessa forma, matando larvas e indivíduos adultos do principal vetor das doenças virais Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, o Aedes aegypti, tendo assim uma ação direta sobre ele.

Nas ultimas décadas foram crescentes as pesquisas sobre o óleo de Neem, já tendo comprovação da ação de um dos seus compostos ativos sobre o trato digestório de alguns insetos. (Saiba mais sobre o óleo de Neem

Em outras palavras, esse composto dificulta a alimentação dos insetos e consequentemente os leva a morte. Além disso, o óleo de Neem tem a ação larvicida. Dessa forma ele consegue atingir as funções neuromotoras das larvas do mosquito Aedes aegypti, impedindo assim, o seu desenvolvimento.

Portanto, tendo em mãos este conhecimento, a Vulcanjet Brasil desenvolveu um protocolo que utiliza o óleo de Neem no combate ao mosquito Aedes aegypti nas ruas de cidades, sendo mais um aliado contra esse vetor e consequentemente contra os vírus que ele transmite como a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Se desejar saber mais sobre os nossos serviços no combate as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti entre em contato conosco clicando no botão abaixo.

Fontes

Manzano et al, 2020

IPEA, Ministério da Economia, 2019

Ministério da Saúde, 2003

Caser et al, 2002

Gostou do Artigo?

Compartilhe nas redes sociais.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email