Óleo de Neem (Azadirachta indica)

Folha do Neem

O QUE É O NEEM?

Antes de tudo o Neem (Azadirachta indica A. Juss) é uma planta originada nas regiões da Ásia e África. Planta essa que possui mais de 150 compostos classificados. Esses compostos são derivados de diversas partes da planta: casca, folhas, flores, raízes e sementes.

Apesar do composto ativo do Neem apresentar-se em toda a planta, sua maior concentração está estabelecida no seu fruto. O Neem é considerado uma planta medicinal, pois funciona como pesticida, antiparasitário, anticontraceptivo, anti-inflamatório, trata problemas oculares, respiratórios e constipações.

Do Neem é extraído um óleo essencial, sendo assim os principais compostos desse óleo os triterpenos mais especificamente os limonoides, na qual a Azadirachta é o composto com maior representatividade. O óleo de Neem é considerado um Bioprotetor Natural, pois age de uma forma diferente de agrotóxicos normais e inseticidas biológicos tipo Bacillus turingenis (Dipel).  

O QUE SÃO ÓLEOS ESSENCIAIS?

Os óleos essenciais possuem baixo peso molecular, portanto são substâncias voláteis extraídas de plantas. Essa extração utiliza métodos físicos como destilação ou pressão.  Em conclusão os óleos essências são produzidos pelas plantas para executar diversas funções, como por exemplo: atrair insetos polinizadores ou funcionar como mecanismo de defesa contra pragas e insetos transmissores de doenças.

QUAL A UTILIDADE DO ÓLEO DO NEEM?

Assim como observamos acima o Neem tem várias utilidades e um seguimento que o óleo de Neem se destaca é no seu efeito contra pragas e insetos.

Então o óleo de Neem apresenta-se como excelente opção para ser utilizado na agricultura, pois, atua repelindo pragas e insetos que devastam as lavouras. Além disso, o mesmo também possui efeito anti alimentar, em outras palavras ele atua inibindo os receptores da sensibilidade gustativa da cavidade oral e modifica a ingestão alimentar do inseto conduzindo a inanição e morte. 

Diferenceial do óleo de Neem

Sobretudo um diferencial do óleo de Neem é ter ação imediata após aplicação do produto. Ainda sendo um produto orgânico que não traz prejuízo à saúde humana e de animais, pois a sua ação não acontece em animais de sangue quente. 

Além disso outro diferencial do óleo de Neem é sua ação contra o Aedes aegypti, o mosquito vetor causador de doenças endêmicas e epidêmicas em algumas localidades do Brasil e do mundo como por exemplo a dengue.

Se desejar saber mais sobre a ação do Neem no combate ao mosquito Aedes aegypti você pode ler o artigo: Ação do Neem (Azadirachta indica) sobre mosquitos Aedes

Por fim, dificilmente alguma praga ou inseto irá desenvolver resistência ao óleo de Neem, pelo fato da sua vasta quantidade de bioativos. Visto isso, percebe-se que o óleo de Neem traz bastantes benefícios para a saúde humana e para agricultura. Por outro lado, ressalta-se que dependendo do local onde a árvore de Neem estiver plantada ela pode prejudicar a plantação. Pois a mesma possui ação repelente afastando, assim os insetos polinizadores.

Fontes

FONTENELE, M. J. S. et al. Árvore neem (Azadirachta indicab A. Juss): Aspectos positivos, um panorama brasileiro. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020.

GARCIA, J. L. M. O nim indiano: o bioprotetor natural. Série Agricultura Alternativa. Junho, 2000.

SEBOLD, W.; GAI, V. F. Uso do óleo de Neem no controle de Boophilus microplus em bovinos leiteiros. Revista Cultivando o Saber, p. 149-155, 2017.

RODRIGUES, M. P. Efeitos do óleo ade neem Azadirachta indica sobre o crescimento in vitro e produção de ocratoxina A por cepas de Aspergillus carbonarius. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal)- Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária. Belo Horizonte, 2019.

Gostou do Artigo?

Compartilhe nas redes sociais.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email